Páginas

Dúvidas?

Quem és?
Sou a Teresa, tenho 33 anos, sou licenciada em psicologia e, desde o dia 25 de Março de 2014 decidi levar uma vida mais saudável, alimentando-me da forma mais nutritiva e natural possível. Estou a perder peso, mas, sobretudo, estou a tornar-me mais saudável.

Porque criaste este blogue?
Criei este blogue para poder partilhar o meu percurso de alimentação saudável e perda de peso. Mas também porque sei que há muitas dúvidas, mitos e pouca informação de qualidade no que diz respeito a dietas, alimentação saudável e perda de peso.

Tens alguma formação na área da nutrição?
Não, não tenho nenhuma formação na área da nutrição. Aliás, explico isso várias vezes no blogue e faço questão que fique claro. Aquilo que aqui escrevo e partilho é fruto de pesquisas, leituras e bom senso. Gosto muito de ler, aprender e saber mais coisas sobre a área da alimentação, mas, aquilo que sei é fruto de leituras empíricas. Com o tempo e com as minhas pesquisas, apercebi-me que há poucos sites em português com uma informação clara, acessível e transparente sobre estes assuntos. Assim, e também porque adoro cozinhar, inventar e reinventar receitas, decidi criar este blogue. Não porque ache que sei muito, mas porque leio muito, gosto de escrever e partilhar e, durante as minhas muitas leituras, vou encontrando artigos interessantes, que gostaria de partilhar e sobre os quais gostaria de escrever.

Fazes dieta? Qual?
Tal como já aqui escrevi, todas as dietas restritivas que fiz falharam. Por isso, desde dia 25 de Março de 2014, mudei a minha alimentação e mudei a minha forma de olhar para os alimentos. Agora faço uma alimentação saudável, saborosa e nutritiva, que me deixa satisfeita e sem cravings, que poderá ser consultada aqui. Volto a reforçar que, apesar de esta alimentação ser saudável e completa, é a alimentação que eu faço, e que é boa para mim, neste momento da minha vida. Por isso, apesar de se poderem basear nela, recomendo sempre que consultem um nutricionista, que vos prescreva uma alimentação desenhada especificamente para os vossos gostos, hábitos e necessidades.

Quanto pesas? Quanto peso já perdeste? Quanto é que ainda queres perder?
Bem, eu já perdi e ganhei peso várias vezes na vida. Aliás, tenho passado a vida a perder e a ganhar peso. Mas, desde 25 de Março de 2014, altura em que a minha cabeça mudou, perdi cerca de 8,5 quilos. Estou com 96,8. Mas, na minha pior altura, cheguei aos 129. Quero perder mais 30 quilos, gostava de ficar, mais ou menos, com 65.

Quanto é que medes?
1,64m.

Nunca fazes disparates? Nunca te apetece comer coisas que não podes?
Bem, se me perguntassem isto há uns meses a resposta seria muito diferente. Antigamente, quando fazia dietas restritivas, e tudo o que gosto me estava proibido, eu tinha imensos cravings e desejos, andava sempre com fome e nunca ficava satisfeita com o que comia. Agora, não. Claro que já comi coisas que não eram supostas, mas, desde 25 de Março de 2014, isso aconteceu pouquíssimas vezes. E não foi por ter cravings; foi por terem existido situações sociais, planeadas, em que se proporcionou comer coisas mais calóricas e um pouco menos saudáveis. A verdade é que, actualmente, não tenho cravings. Atribuo isso a gostar das coisas que como e ao não me probir de nada. Se eu realmente quiser muito, como. Mas não só não quero como não me tem apetecido e, por isso, não tenho comido. De qualquer forma, com ou sem cravings, o truque nestas coisas é saber balancear. A alimentação saudável e a reeducação alimentar não são uma prisão. São uma forma de nos tratarmos melhor, de cuidarmos do nosso corpo e da nossa cabeça. E, por isso, não devem ser uma tortura, mas sim um prazer. Devemos gostar de tomar bem conta de nós, de nos oferecermos o melhor. É um cliché, mas é a mais absoluta verdade: se não tratarmos de nós, ninguém o vai fazer. E, como diz a Catarina Beato, até podemos merecer aquele bolo, mas, mais do que isso, merecemos tratar bem o nosso corpo, comer de forma saudável, gostarmos mais de nós e sermos mais felizes.

Tens email? Instagram? Facebook?
Sim, tenho essas coisas todas e respondo a todas as pessoas que me tentarem contactar, embora algumas vezes possa demorar um pouco mais. O email é misshealthypt@gmail.com, o Facebook www.facebook.com/misshealthypt e o Instagram @teresafrancisco_misshealthy.

As receitas que publicas aqui são originais?
Algumas das receitas são originais, outras são adaptadas. De qualquer forma, em todas as receitas indico de onde são adaptadas, caso seja esse o caso, tal como agradeço que façam, se publicarem alguma receita que tirarem aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário